quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Encontro das águas.



Acabou não existe mais o encontro, perdeu o encanto, no lugar onde corriam o rio, lâminas d'água cobrem o  leito quase todo a mostra, o rio corta 7 municípios ficou famoso por causa da Pororoca rio e mar se confrontavam. Várias pessoas de diversos lugares desembarcavam no Amapá em busca da onda perfeita, esse fenômeno era de ondas até 10 metros de largura e 5 de altura, de velocidade 30 e 35 quilômetros por hora.


Instituto Chico Mendes diz que foi a pecuária com a criação de búfalos que criou valas e canais que drenaram o curso d'água, já o presidente da entidade, Iraçu Colares, questiona e diz que pode ser citado também as hidrelétricas. O fato é que o fim dificultou o acesso para os ribeirinhos, escolas fechadas, a água ficou barrenta e peixes quase nada, a profundidade não permiti mais a embarcação, não tem condições de navegar, muito difícil de reverter esse processo, o governo anunciou que terá estudos pra saber as causas do fim do fenômeno.


Uma fatalidade que provavelmente pode ter sido causada pelo homem tem consequências drásticas sendo elas: Turismo, alimentação , acesso á escola, entre outras. Uma verdadeira perda em questão de cultura, beleza.... Para a região do Norte do Brasil. Segue o link com a reportagem: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/07/pecuaria-pode-ter-causado-fim-da-pororoca-do-rio-araguari-no-amapa.html





5 comentários:

  1. Queria tanto pegar uma onda na pororoca :(

    ResponderExcluir
  2. A intervenção do homem pode ter causado realmente o fim dessa magnífica obra da natureza porém devemos analisar sobre as mudanças climáticas mundial. Porém na minha opinião foi a intervenção do Homem.

    ResponderExcluir
  3. A intervenção do homem pode ter causado realmente o fim dessa magnífica obra da natureza porém devemos analisar sobre as mudanças climáticas mundial. Porém na minha opinião foi a intervenção do Homem.

    ResponderExcluir
  4. Realmente é um processo difícil de se reverter e a é ação do mal realizada pelo homem mostrando a sua face , toda a compensação que se teve agora será marcada por essa fatalidade.

    ResponderExcluir
  5. A ação humana usada de forma destrutiva, nos tornamos reféns das grandes aglomerados industriais.

    ResponderExcluir