quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Ameaçada de extinção, ave rara tem cabeça mais valiosa que marfim.

         Mais conhecido como "Fazendeiro da floresta", essa ave magnífica se encontra em extinção, são mortos em cerca de 6 mil da espécie por ano, pois sua cabeça vale mais do que o marfim dos elefantes, ganhou esse nome porque no meio de seus excrementos, espalham sementes por grandes territórios. São tímidos e com razão, porque muitos são mortos todos os anos, seu elmo é vendido para a China onde está o maior número de comprador. Durante um tempo na China era usado no artesanato para utensílios de ricos e poderosos. A diferença entre a matança de elefantes e rinocerontes com os dessa ave "calau de capacete" é simples, não é divulgada pela imprensa.O pássaro tem sua importância em seu país, também é mascote de West Kalimantan, e o povo de Bornéu tem sua crença, sendo eles a ave transporta as almas dos mortos para a vida além da morte. Matar um calau é tabu.

6 comentários:

  1. Kalimantan Ocidental é uma província da Indonésia que estava localizada em uma rota rotas comerciais entre o Médio Oriente, a Ásia Meridional e o Extremo Oriente, o que contribuiu para a difusão de diversas religiões na região, incluindo o Hinduísmo, Budismo, Confucionismo, Islamismo e Cristianismo.
    Com uma cultura formada por muitas influências.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_da_Indon%C3%A9sia

    ResponderExcluir
  2. É bem legal sabermos que povos tem sua cultura ainda viva apesar de todos esse tempo.

    ResponderExcluir
  3. Os povos indígenas que habitam as densas florestas tropicais de Bornéu são chamados de Dayaks.Crença Kaharingan centra-se no mundo sobrenatural dos espíritos, incluindo espíritos ancestrais. Por esta razão, os ritos funerários e estruturas são elaborados. Mais essencial, no entanto, são os ritos fúnebres, chamadas secundárias tiwah e quando os ossos do falecido são exumados, limpos e colocados em um mausoléu especial, chamado sandung , que são colocados ao lado de seus outros antepassados. Esses caixões são normalmente muito bem esculpida e decorada. O tiwah é acreditado para ser uma cerimônia mais essencial para permitir que a alma do falecido, finalmente, a ser lançado para o alto dos céus. Com isso muitos não matam esses passáros pois sãol eles que transportam as almas dos mortos.

    ResponderExcluir
  4. Os povos indígenas que habitam as densas florestas tropicais de Bornéu são chamados de Dayaks.Crença Kaharingan centra-se no mundo sobrenatural dos espíritos, incluindo espíritos ancestrais. Por esta razão, os ritos funerários e estruturas são elaborados. Mais essencial, no entanto, são os ritos fúnebres, chamadas secundárias tiwah e quando os ossos do falecido são exumados, limpos e colocados em um mausoléu especial, chamado sandung , que são colocados ao lado de seus outros antepassados. Esses caixões são normalmente muito bem esculpida e decorada. O tiwah é acreditado para ser uma cerimônia mais essencial para permitir que a alma do falecido, finalmente, a ser lançado para o alto dos céus. Com isso muitos não matam esses passáros pois sãol eles que transportam as almas dos mortos.

    ResponderExcluir
  5. Uma espécie rara mais valiosa que o marfim, as autoridades devem tomar medidas para evitar a extinção

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez quando o assunto é a degradação do meio ambiente, problemas climáticos, efeito estufa, aquecimento global ou espécies em extinção, é difícil não pensar nos hábitos humanos e em seu modo de vida descuidado em relação ao seu habitat infelizmente essa é a realidade.

    ResponderExcluir